Alterações nos ouvidos
- luizatflores
- 15 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2022

A perda auditiva está entre os problemas mais comuns relacionados às doenças do ouvido. É comum as pessoas acharem que a perda da audição está relacionada somente à perfuração do tímpano ou à exposição ao barulho intenso. Porém, a verdade é que existe uma série de doenças que também podem levar a essa condição, e não somente lesões e ruídos.
Conheça as principais doenças do ouvido:
Otite
Otite é o termo genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam incômodo e dor ao paciente. Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção. Já a otite média também causa dor de ouvido, drenagem de secreção, febre. Para diagnóstico preciso e tratamento correto, é necessário realizar uma avaliação com especialista.
Vertigem
Vertigem é é o termo genérico que se dá aos transtornos do labirinto, uma estrutura do ouvido interno, que tem papel na manutenção do nosso equilíbrio. Dentre os sintomas mais comuns podemos destacar: tontura e sensação de que está dando passos no vazio, vertigem e sensação de que o ambiente em volta está girando, náuseas e vômitos.
Zumbido (tinnitus)
O zumbido ou chiado pode ser observado como um apito, assobio, batidas semelhantes ao ritmo do coração, entre outras descrições. O zumbido gera desconforto ao paciente, pois pode atrapalhar o sono e até mesmo suas atividades diárias. Pode ser causado por várias doenças e por isso, diferentes tratamentos podem ser realizados.
Doença de Ménière
A doença de Ménière é uma desordem que ocorre na orelha interna e causa crises repetidas de vertigem (tontura rotatória), perda auditiva, zumbido e plenitude ou pressão no ouvido. Os ataques normalmente ocorrem de maneira repentina e duram minutos ou até mesmo horas.
Colesteatoma
O colesteatoma corresponde ao crescimento de um tumor benigno, constituído por pele no interior do ouvido. Pode ser identificado por meio da saída de secreção de odor forte, zumbido e redução da capacidade auditiva.
Otosclerose
A otosclerose é uma doença que gera a fixação de um ossículo do ouvido médio chamado estribo e dificultando a transmissão do som. O estribo é originalmente móvel e o seu movimento transmite o som para o ouvido interno. Quando ele se fixa, há perda de audição.
Schwannoma Vestibular
O Schwannoma vestibular ou neurinoma do acústico é um tumor benigno no nervo vestibulococlear. Pode causar zumbido, perda auditiva e vertigem e necessita de avaliação pelo especialista.
Para todas as doenças do ouvido existe tratamento, que muitas vezes pode ser clínico, não sendo necessária a cirurgia. Agende uma consulta com a Dra. Luiza Flores pelo WhatsApp (51) 98561-1415 ou fixo (51) 3346-1415
Comments