Alterações na boca, garganta e laringe
- luizatflores
- 15 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2022

A garganta ou faringe é o espaço que fica atrás do nariz, passando pelo espaço que fica atrás da cavidade oral e vai até o pescoço, fazendo conexão com a laringe. O otorrinolaringologista é o médico especialista para tratar esta região, podendo ser examinada no consultório com um laringoscópio. Esse exame dá ao médico uma visão detalhada da laringe e da garganta. Trata-se de um exame realizado com um pequeno tubo rígido ou flexível inserido pelo nariz ou boca, que fica conectado a uma câmera e aparelho de imagem.
Conheça as principais doenças da garganta:
Faringite
A faringite é uma inflamação da garganta, geralmente causada por um vírus. É mais comum da infância, mas também pode acontecer nos adultos e idosos.
Hiperplasia de adenoides e amígdalas
A hipertrofia de adenoides e amígdalas ocorre geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta, alergias, roncos e respiração oral.
Pode ser tratada de forma clínica (medicamentos) ou cirúrgica (remoção das estruturas citadas em cirurgia).
Amigdalite
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que são duas estruturas arredondadas situadas na garganta.
Pode ser causada por vírus ou bactérias e seu tratamento depende do diagnóstico preciso realizado pelo especialista. É frequentemente chamada de “dor de garganta”.
Estomatite
Estomatite é um termo genérico para qualquer inflamação da mucosa oral, podendo o paciente apresentar sinais, sintomas e evolução muito diversos, devido a seus vários agentes causais como vírus (herpes), bactérias, fungos, traumas, etc. Os sinais e sintomas gerais são: dor, aparecimento de lesões na boca e alterações da função oral.
Língua Presa
A anquiloglossia é uma anomalia oral congênita caracterizada por freio lingual muito curto capaz de resultar em graus variáveis de diminuição da mobilidade lingual. A língua possui função importante no transporte de alimentos e na deglutição bem como papel essencial na articulação das palavras.
Laringite aguda
A laringite aguda é a causa mais frequente da rouquidão. Trata-se do inchaço das cordas vocais causada durante ou após um resfriado comum ou outra infecção respiratória. Uso indevido da voz - forçar a voz em situações barulhentas ou falar por muito tempo em um tom diferente do seu - também pode causar essa alteração.
Disfagia
A disfagia é qualquer alteração existente no processo da deglutição, seja ela orofaríngea ou esofágica, que dificulte ou impossibilite a ingestão oral segura, eficaz e confortável de saliva ou alimento de qualquer consistência, podendo causar desnutrição, desidratação e aspiração (entrada de alimentos, líquidos ou saliva nos pulmões), que podem ocasionar a pneumonia e óbito.
Para todas as doenças da garganta existe tratamento, que muitas vezes pode ser clínico, não sendo necessária a cirurgia. Agende uma consulta com a Dra. Luiza Flores pelo WhatsApp (51) 98561-1415 ou fixo (51) 3346-1415
Comments